Burano

Burano, Veneza

Burano se situa ao norte de Veneza e é uma ilha muito pequena. Uma região de pescadores. O que mais se destacada na Ilha de Burano são as casinhas coloridas ao longo de todo o território. Existem também pequenas lojinhas que vendem bordado (renda) tradicional na ilha. Esses bordados são conhecidos como, merletto buranese. Arte que vem se perdendo com o passar dos anos por falta da renovação e interesse das mulheres mais novas.

O que fazer?

A ilha colorida, como é conhecida Burano, também é famosa pelos seus pratos com peixe. Principalmente o risoto de gó. O caldo em que o arroz é cozido e o creme é extraído do gó, um peixe típico da lagoa de Veneza. A praça principal chama-se Baldassare Galuppi (Piazza Galuppi). Lá estão localizadas também a Igreja de San Martino, Museo del Merletto, a Câmara Municipal, um poço de pedra de Ístria e a escultura de Baldassare Galuppi feita por Remigio Barbaro, o conhecido escultor de Burano.

Para finalizar, a ilha de Burano tem uma torre inclinada chamada de “Torre do Sino”, “Torre Inclinada” ou simplesmente, “Torre Bêbada”. Ela está posicionada atrás a Igreja de San Martino, tem 53 metros de altura e inclinada 1,83 metros em relação ao seu eixo.

Como chegar?

Basicamente podemos sair de Veneza com destino as Murano, Burano e Torcello de três formas:

  • Venice Water Taxi (aqua-táxi) é a opção mais cara, vale a pena para grupos grandes, pois a lancha possui uma capacidade de no máximo 10 pessoas;
  • ACTV (Vaporetto) é o transporte público. No caso para o passeio nas ilhas vale comprar o bilhete de 24 horas por 20 euros cada pessoa para percorrer o caminho com mais liberdade. O bilhete de 75 minutos custa € 7,50. Seu único problema é que você pode ir a pé algum trecho ou todos, variando conforme a lotação;
  • Com o Cicy Tour você compra uma excursão por 18 euros cada e possui um roteiro mais engessado, com horário de ida e volta.

Você consegue sair de Veneza e chegar em Burano em cerca de 45 minutos. Fica a cerca de 8 km da ilha.