Murano

Murano em Veneza

Murano é um dos bate-voltas mais procurados de Veneza. É uma ilha famosa pelos seus cristais artesanais e charmosa pelas suas casinhas pequenas e coloridas. São fábricas e fábricas com fornalhas gigantescas produzindo peças de qualidade. A história conta que Veneza transferiu toda a sua produção de vidro para Murano como forma de proteção da cidade, no século XIII. Proteção devido as fornalhas que causaram alguns incêndios.

A ilha é cortada por pontes que interligam a outras pequenas ilhas que compõem o conjunto de ilhas de Murano. Mas como a maioria das pessoas, vamos tratá-la como única. Conseguimos fazer Murano, Burano e Torcello em 1 dia? Sim! Pode variar de 5 a 12 horas, dependendo do seu objetivo. As ilhas são próximas umas das outras e a variante aqui é a decisão pelo transporte.

Como chegar?

Basicamente podemos sair de Veneza com destino as Murano, Burano e Torcello de três formas:

  • Venice Water Taxi (aqua-táxi) é a opção mais cara, vale a pena para grupos grandes, pois a lancha possui uma capacidade de no máximo 10 pessoas;
  • ACTV (Vaporetto) é o transporte público. No caso para o passeio nas ilhas vale comprar o bilhete de 24 horas por 20 euros cada pessoa para percorrer o caminho com mais liberdade. O bilhete de 75 minutos custa € 7,50. Seu único problema é que você pode ir a pé algum trecho ou todos, variando conforme a lotação;
  • Com o Cicy Tour você compra uma excursão por 18 euros cada e possui um roteiro mais engessado, com horário de ida e volta.

A viagem de Veneza para Murano dura em média 30 minutos, de Murano para Burano, 15 minutos. De Burano para Torcello são cerca de 10 minutos. Esse é o caminho mais comum.

O que fazer?

Em Murano é possível visitar algumas fábricas de cristais e conhecer o processo de fabricação artesanal. Você irá encontrar muitas espalhadas. Caso não esteja satisfeito com tanto Murano glass, também temos a opção de visitar o Museu do Vidro, com quase 5 mil objetos. O preço da entrada no Museo del Vetro custa € 10,50 pelo site. E por último, visite a Basilica de Santa Maria y San Donato. Entrada gratuita. Fica aberta de segunda a sábado de 9:00/12:00 e 15:30/19:00. E aos domingos de 15:30-19:00.

Murano glass