Torcello

Torcello, Veneza

Normalmente a última ilha do passeio mais tradicional. E também a menos famosa da três ilhas de Veneza, Murano, Burano e depois Torcello. A singela Torcello foi, na verdade, uma das primeiras ilhas a serem povoadas. Hoje é quase desabitada, possui um pouco mais de 10 habitantes vivendo em casas predominantemente coloniais cuja a única fonte de renda é o turismo. A calma e as importantes evidências históricas e arquelógicas tornam o lugar especial para fugir das multidões de Veneza.

como chegar?

Basicamente podemos sair de Veneza com destino as Murano, Burano e Torcello de três formas:

  • Venice Water Taxi (aqua-táxi) é a opção mais cara, vale a pena para grupos grandes, pois a lancha possui uma capacidade de no máximo 10 pessoas;
  • ACTV (Vaporetto) é o transporte público. No caso para o passeio nas ilhas vale comprar o bilhete de 24 horas por 20 euros cada pessoa para percorrer o caminho com mais liberdade. O bilhete de 75 minutos custa € 7,50. Seu único problema é que você pode ir a pé algum trecho ou todos, variando conforme a lotação;
  • Com o Cicy Tour você compra uma excursão por 18 euros cada e possui um roteiro mais engessado, com horário de ida e volta.

A viagem de Veneza para Murano dura em média 30 minutos, de Murano para Burano, 15 minutos. De Burano para Torcello são cerca de 10 minutos. Esse é o caminho mais comum.

O QUE FAZER?

A Basílica de Santa Maria dell’Assunta é a construção mais antiga da lagoa. Em Torcello você também pode visitar o Museo Provinciale, com uma coleção de peças arqueológicas e o Trono de Attila, que remonta ao século V. É um trono de pedra, onde Átila teria usado depois de sua invasão chegando a ilha de Torcello. Outras atrações incluem a Igreja Santa Fosca, na forma de uma cruz grega e duas pontes. A mais famosa é a Ponte do Diabo (Ponte del Diavolo), sem corrimão ou parapeito, uma característica original de todas as pontes venezianas. A ilha possui restaurantes e lugares ao ar livre para fazer piqueniques. O blog La Viajera Incansable conta a lenda da Ponte do Diabo com detalhes. Se tiver curiosidade para entender a bruxa, o jovem austríaco e o diabo, dê uma lida.