Passagens caras

Apesar da variante Delta atrasarem a retomada da economia global, incluindo o Brasil, os brasileiros estão voltando a viajar durante a pandemia. O aumento da reserva nos hotéis e 75% da ocupação dos voos garantem essa retomada. Mas como fugir dos altos preços das passagens aéreas e de alguns lugares buscando compensar as perdas durante a pandemia? Pesquisando!

A retomada do turismo está acontecendo internamente. A vacinação, a incerteza, o aumento no preço dos combustíveis e o dólar (R$ 5,41) e euro (R$ 6.45) nas alturas fará o brasileiro, pelo menos até o final de 2022 viajar mais dentro do país.

Antecedência

Antecedência é a melhor palavra que define uma organização de viagem. O quanto antes você começar a pesquisar os preços atuais e anteriores, você vai entender qual o melhor preço da passagem a pagar. Ah, então eu preciso passar o dia atualizando os sites das companhias aéreas? Te garanto que não há essa necessidade, mas a decisão antecipada pela viagem naquele final de semana específico, em um feriado, marcação de férias, pelo ano sabático (há quem consiga) é o que faz a diferença.

Melhores horários

Muitos fatores interferem no preço da passagem aérea. A época (temporada), data, horário (flexibilidade) e a tal da antecedência na compra são os principais. E qual o melhor horário pra comprar passagem e economizar? Das 10h as 15h ou da meia-noite ás 6h da manhã são os melhores horários com passagens promocionais. Há controvérsias quanto a dias da semana, uns dizem que há dias como terça ou quarta, mas eu não me preocuparia com essa questão e faria uma busca todo dia.

Quando comprar?

Voltando a antecedência, muito se fala sobre 2 a 3 meses para voos domésticos e 4 ou 5 meses para voos internacionais, mas isso varia muito. Eu, por exemplo, comprei um passagem com 9 meses de antecedência no melhor preço, por isso, assim que decidir que a viagem vai acontecer ou o local da viagem, já pode iniciar a pesquisa. As regras mais importantes são: nunca deixar para comprar sua passagem na última hora e se encontrar uma promoção que caiba no seu bolso, compre! Não fique esperando pelo menos valor promocional entre todos, pois ele pode não chegar.

Sites que ajudam

Inicie a pesquisa procurando nos sites das companhias aéreas o preço e atual do destino e depois comece a criar alertas nos sites agregadores de passagens. Google Flights, Passagens Promo, Skyscanner, Decolar, ViajaNet e Submarino Viagens. O aplicativo do Melhores Destinos também envia notificações com ofertas, descontos e promoções. Dentro dessa categoria fazem parte também os sites onde você compra passagens emitidas com milhas de outras pessoas, mas esse é um tema para uma outra postagem.

Planeje sua busca

Depois de fazer essa rotina, mesmo com os sites agregadores me alertando, eu costumo voltar nos sites da companhias aéreas e verificar de novo. E duas dicas são importantes nessas pesquisas. Vou usar Maragogi de exemplo aqui. Maragogi fica em Alagoas, porém, o aeroporto com passagens mais baratas é o de Recife. E a distância é praticamente a mesma para de ambos aeroportos para a cidade, por isso, abuse na pesquisa pelos aeroportos.

Stopover?

A última dica é o Stopover. É um benefício que você aproveita a mesma passagem para conhecer mais de um destino em uma conexão que dura uma escala ou conexão que dura mais de um dia no destino final. Usando meu exemplo outra vez, saímos do Rio de Janeiro com destino a Roma, porém, fizemos conexão em Amsterdã, ou seja, conhecemos mais uma cidade, durantes quase 2 dias, sem alterar o preço da passagem. Se programe, pesquise e boa viagem!

Comments

Deixe um comentário