Tábua das marés

Tábua das Marés de Porto de Galinhas

As pessoas sempre ficam impressionadas quando falo em tábua das marés pela primeira vez. A princípio, pode até parecer um planejamento de roteiro e viagem exagerado, mas com certeza, é algo que pode mudar seu passeio de médio para espetacular. E porquê?

Todo dia a influência da lua nas correntes marítimas provoca duas marés baixas e duas marés altas. O sol também influencia, mas vamos focar em simplificar o tema, sem entrar em maiores detalhes nas informações. Até porquê, se organizar a partir da tábuas das marés é bem fácil. Tudo que você realmente precisa aprender é o seguinte:

Lua Cheia e Lua Nova

A Terra, a Lua e o Sol se alinham e provocam as marés mais cheias e mais baixas. Portanto é a melhor época para conhecer praias e piscinas naturais.

Lua Minguante e Lua Crescente

Na Minguante é menor a influencia do Sol, na Crescente temos um ângulo reto de 90º e com uma gravitação lunar maior que a solar. O que isso quer dizer? A diferença entre as marés altas e baixas são pequenas, portanto, não são as melhores luas para planejar passeios às praias e piscinas naturais.

Tábua das Marés – Marinha

A Tábua de marés é fornecida pela DHN – Diretoria de Hidrografia e Navegação, da Marinha do Brasil. As Tábuas das Marés contêm as previsões das marés para mais de 40 portos e algumas ilhas de toda a costa brasileira e pode ser encontrada no site da Marinha. Comumente, a tábua das marés do ano seguinte sai depois da segunda quinzena de novembro, mais perto do final do mês. Mesmo após a divulgação das informações, vale uma ligação para a empresa que for realizar seu passeio e entender se é a melhor maré do período da sua viagem. Como funciona?

Entrando no site da Marinha, basta procurar pelo Estado da sua viagem:

Site da Marinha - Tábua das Marés 1

Depois clique na ficha do Estado da sua viagem. Abrirá um pdf com as informações da altura das marés separadas por mês, hora, dia e mês:

Site da Marinha - Tábua das Marés 2

Conclusão: se o planejamento do seu roteiro aponta sua viagem para o período entre 2 e 10 de abril, as melhores marés estarão na parte da manhã dos dias 2 a 6, 0.1 no dia 02/04, 0 nos dias 3 e 4 de abril, respectivamente 09:41 e 10:21. É importante lembrar que a maioria dos passeios sai na parte da manhã. A pergunta que você deve estar se fazendo é: qual o tamanho ideal da maré? Essa resposta varia de opinião, mas pra nós, 0.5m é o máximo de tamanho.

Como curiosidade, o Maranhão é o estado brasileiro com a maior variação de marés, sendo a terceira maior do mundo. O Norte e Nordeste são as regiões do país onde você precisa se preocupar com a tábua das marés, fora isso, não afeta muito. Não deixei para se planejar em cima da hora.

Piscinas naturais de Maragogi em maré baixa
Piscinas naturais de Maragogi em maré baixa