Fala galera! Para quem não sabe, as ferramentas Google Maps e Google My Maps podem ajudar muito a vida de quem é viciado em viagens como nós. É possível potencializar seus roteiros traçando as rotas ou definindo os pontos de visita, encontrando atrações, compartilhando sua localização com familiares ou amigos em tempo real, funciona como GPS online e offline e muitas outras funcionalidades. Ah, e ambos funcionam tanto para Android como para iOS.

Fácil de se guiar

Algumas pessoas (como eu) tem dificuldades para interpretar os mapas. Se complicando na hora de se guiar pelas ruas e cruzamentos seguindo as direções certas. Mas como o Google Maps usa o giroscópio do celular, que nada mais é que um circuito eletrônico que que fornece informações de orientação e direção através dos dados. Basta inclinar o seu celular para a direção certa que o feixe azul indica o caminho que você deve seguir.

Google Maps – Fácil de guiar

Mapas Offline

Essa é uma das melhores funcionalidades do Google Maps, principalmente para falarmos de economia. Se você está no Brasil usando seus dados ou fora do país limitados a seu pequeno pacote de dados, saiba que você antes de viajar, no conforto do seu wi-fi, baixar os mapas offline das cidades ou regiões de destino para economizar seus dados. E mesmo que você tenha um bom pacote, a cobertura 4G pode falhar, e nessas horas o mapa offline pode te salvar. Você só precisa acessar “Mapas off-line” no menu lateral do Google Maps, selecionar a região e fazer o Download. Antes de fazer o download, o app alerta sobre o tamanho do mapa.

 

Compartilhe a Localização

Uma das funcionalidades do Google Maps permite que você envie sua localização ou trajeto em tempo real para qualquer um da sua lista de contatos. O compartilhamento é setado por você em um período de tempo pré-determinado ou durante um trajeto selecionado. No menu do app, vá para “Compartilhar local” ou com a navegação ativa, use o botão “Compartilhar viagem”.

 

Histórico de Localizações

Essa é uma função polêmica para quem a desconhece e funciona apenas em aparelhos Android. Polêmica por causa da privacidade. É o seguinte… se o seu histórico de localização Google estive habilitado, você visualizar linha a linha todos os locais visitados por você. A empresa afirma que a ferramenta usa esses dados para recomendar pontos de interesse com base na sua localização e que apenas você pode acessar esses dados. Para ativar ou desativar, vá até “Sua Linha do Tempo”, clique em “Configurações”dentro dos 3 pontinhos no canto superior direito e altere as configurações.

Personalize o My Maps

O Google Maps e o Google My Maps são apps distintos, mas se complementam na hora de montar seu roteiro. Além do aplicativo, você também também pode usar o navegador para acessá-lo nesse link. Criar um mapa pode servir tanto para planejar um roteiro etapa a etapa, como simplesmente guardar os pontos que deseja visitar e entender se ficam próximos uns dos outros. O nível de planejamento varia de pessoa para pessoa. Eu, particularmente, gosto de não perder tempo nos curtos tempos de viagens e deixar em mãos todas as opções disponíveis. Sem mais enrolação, vamos seguir:

Acesse o site ou app e clique em “Criar um Novo Mapa”:

Em seguida dê um nome (e preferir também uma descrição) ao Mapa clicando em “Mapa sem título”, no canto superior esquerdo:

Agora é a hora de adicionar os pontos de interesse no mapa (praia, ponto turístico, estádio, vinícolas, etc) e dividir esses pontos em camadas clicando no marcador:

Para adicionar uma camada, basta clicar em “Adicionar Camada” e depois arrastar os pontos para cada categoria que você definiu:

Para editar uma marcação, clique em cima dela e vá personalizando da sua forma. O balde de tinta mudar a cor e os ícones, o lápis edita o nome da marcação, a câmera permite inserir imagens e vídeos, a seta traça rotas e a lixeira deleta toda a marcação:

Como disse acima, criar você consegue pelo app Google My Maps ou pelo navegador, mas você pode também visualizá-los e compartilhá-lhos com outros contatos pelo Google Maps. Entre no Google Maps, clica em “Seus Lugares” e a última


O Google Maps é uma das ferramentas de geolocalização mais usadas e citamos algumas de suas funcionalidades, mas não todas. É possível escolher rotas alternativas de transporte, encontrar lugares para comer, reservar hotéis, listar seus locais favoritos, explorar a área para receber recomendações de restaurantes, bares, atrações turísticas, entre outros. Uma grande ferramenta, e como usá-la, só depende da sua necessidade.

Deixe um comentário